segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Desemprego baixo fortalece lutas por aumento real


O desemprego de setembro é o mais baixo dos últimos 12 anos para o mês, apura Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE. A taxa ficou em 4,9%, baixa de 0,5 ponto percentual em relação a setembro de 2013.

Segundo o IBGE, o contingente de desempregados foi de 1,2 milhão em setembro deste ano – estabilidade em relação a agosto último e queda de 10,9% na comparação com setembro do ano passado.

Salário - Os institutos e dados do próprio Caged (Ministério do Trabalho) têm apontado melhoria, também, na renda dos trabalhadores. As categorias vêm negociando aumento real nas datas-bases. Comerciários e químicos do Estado de São Paulo e bancários (em acordo nacional) estão entre as que conseguiram ganho real.

Dieese - A Agência Sindical ouviu Aírton Santos, coordenador de atendimento técnico e sindical do Dieese. Ele credita o bom nível de emprego ao que chama de “leve melhora” da economia no terceiro trimestre, frente ao primeiro semestre.

“Há indicações de recuperação moderada. E aí podem ser vários os fatores. Um é o poder de compra dos salários. Outro, a movimentação da economia no final de ano, que sempre é mais acelerada”, afirma o economista. Para Aírton Santos, não se pode precisar se haverá ou não melhora geral da economia (macro).

Segundo o técnico do Dieese, o baixo desemprego é positivo para as campanhas salariais deste semestre, pois o trabalhador não terá a pressão do desemprego. Aírton ainda cita indicações de que melhorou o ânimo dos empresários e dos próprios consumidores.

Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário