terça-feira, 3 de junho de 2014

BRT Transcarioca tem 170 veículos multados no 1º dia de operação

No primeiro dia de operação do BRT Transcarioca, nesta segunda-feira (2), agentes da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal multaram 170 veículos e rebocaram outros 12 por irregularidades. Pela manhã, seis motoqueiros que trafegavam na faixa exclusiva do corredor foram detidos.

Dos seis levados para a 28ª DP (Campinho), um não tinha habilitação e cinco estavam com as placas de suas motos adulteradas. Um dos motociclistas ainda transportava uma criança na garupa sem usar equipamento algum de segurança.

Pedestres caminham pela via
O G1 flagrou, nesta segunda, uma mulher caminhando com crianças na pista da Transcarioca, por onde passam ônibus do BRT. O flagrante foi feito na Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

O corredor de ônibus expresso é o segundo em operação na cidade. A primeira foi a Transoeste, que liga o Terminal Alvorada, na Barra, até o bairro de Campo Grande. Desde o início do funcionamento, em junho de 2012, muitos atropelamentos e acidentes foram registrados na via. Em agosto do mesmo ano, as pistas ganharam sinais de trânsito e faixas de pedestres para tentar reduzir os acidentes.

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, as operações vão continuar nos próximos dias. "A fiscalização permanecerá orientando e punindo, se necessário, aqueles que insistirem em desrespeitar as faixas exclusivas do BRT", disse.

Problemas
Na manhã desta segunda, a equipe do RJTV percorreu as estações do BRT e verificou que algumas ainda estavam com obras inacabadas. Na parte da tarde, a equipe esteve na estação do Tanque, na Zona Oeste, e, antes do horário de fechamento, encontrou a bilheteria fechada. Não havia ninguém para atender ou vender bilhetes.

O professor de inglês Brand Christ já tinha o bilhete, mas precisou pedir para que abrissem a estação para ele. “Fecharam oito minutos antes do horário. Não entendi. Tanto é que estão abrindo de novo”, disse o professor.

A Transcarioca foi inaugurada no domingo (1º) em uma cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff. Nesta segunda, entrou em funcionamento a primeira das sete linhas do BRT Transcarioca, ligando os bairros Barra da Tijuca e Tanque, ambos na Zona Oeste. As demais linhas entrarão em operação gradualmente. Segundo o município, o objetivo da medida é permitir que a população tenha tempo para se acostumar ao novo serviço. A prefeitura, no entanto, não deu prazo final para que todas as linhas estejam em funcionamento.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário