A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira (7), da premiação da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro (RJ). A Obmep 2013 envolveu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo Brasil. Mais de 99,35% dos municípios foram representados.
Nesta edição, foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Outros 46,2 mil participantes da Olimpíada, q não foram medalhistas, receberão menções honrosas da competição. O estado de Minas Gerais foi destaque em medalhistas de ouro da Obmep, com 149 no total.
Dilma Rousseff reconheceu a importância do ensino da matemática, o esforço de cada um dos medalhistas, ao obter essa capacidade de ter expertise, experiência, de serem bons, falando de forma simples, em matemática. “Tenho certeza que a maior riqueza do Brasil, e o Brasil é rico, que tem riqueza ou petróleo, mineiro, agricultura, industrial. A maior riqueza é o conhecimento de brasileiros e brasileiras", afirmou a presidenta.
O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, destacou as etapas para participar da Obmep e suas dificuldades para chegar nesta etapa de premiação e reconhecimento pelo talento e esforço de cada aluno. Também reconheceu a dedicação dos professores e das escolas, destacando duas escolas mineiras. Mais especificamente, a particular representatividade de escolas de pequenos municípios participantes que venceram a olimpíada
.
O Ministro da Educação, Henrique Paim, também presente na cerimônia, destacou a importância do Impa e da Olimpíada como uma política pública de educação. “O Brasil foi o País que mais cresceu nos últimos anos na avaliação de matemática internacional.”
Premiação
Após a entrega das medalhas, a presidenta Dilma Rousseff enfatizou que esse é um momento especial para os estudantes, suas famílias e para o Brasil. “Como presidenta, eu represento este País que quer, que tem ânsia, deseja que a educação seja o principal caminho dos jovens, das crianças, dos homens e das mulheres. Me coloco no lugar de um pai, de uma mãe e tenho certeza que ver um menino de 13, 11, a 12 anos, e ver um jovem carregar no seu peito uma medalha de ouro porque teve desempenho de nível superior numa prova de matemática, algo que tem de encher uma familiar de orgulho. Parabéns aos jovens, famílias e aos professores”.
Para Dilma, participar dessa premiação é importante justamente por reconhecer que a educação constitui num caminho para o crescimento, o desenvolvimento do País. Segundo ela, "a educação garante que todo esse movimento, feito nos últimos 12 anos no Brasil, das pessoas ascenderam socialmente, mudarem seu padrão de consumo, de classe social, e padrão de renda, levou 42 milhões para a classe média, tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema e permitiu que os segmentos superiores da classe média fossem para as classes A e B".
A presidenta completou: “Esse é um grande desafio do nosso País, porque de um lado, torna permanente e sustentável essa melhoria nas condições de renda de consumo e bem-estar da população. De outro, permite, que nós precisamos de técnicos, de nível alto, de técnicos e de profissionais capacitados. Precisamos de universitários, de cientistas, de pesquisadores, de tecnólogos, de inovadores. Enfim, precisamos de adentrar nessa via que é a via do futuro, que é o mundo do conhecimento. A chamada de economia do conhecimento”.
Valorização dos professores e das escolas
Em seu discurso, a presidenta defendeu a valorização das escolas públicas. “ Sem professores valorizados, bem capacitados, bem formados, dedicados e valorizados socialmente, não é possível que tenha educação de qualidade. Por isso que enviamos para o Congresso uma lei que garante que o que temos de maior riqueza concentrada de atividade, a decorrente da exportação do petróleo, seja destinada à educação.”
Fonte: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário