segunda-feira, 23 de março de 2015

Câmara apresentará estudos estratégicos com ações para combater crise hídrica

O novo presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), deputado Lúcio Vale (PR-PA), pretende divulgar o trabalho do colegiado para contribuir com soluções para os problemas que o País enfrenta. O Cedes é um colegiado que reúne representantes de vários partidos políticos que integram a Casa, e que, pelo perfil acadêmico e experiência profissional, contribuem para o trabalho parlamentar.
Lúcio Vale destacou os estudos sobre instrumentos de gestão de recursos hídricos: "Nós estamos fazendo um estudo para conhecer a questão da água no País como um todo, e esse estudo vai servir como base para que a gente possa achar as soluções para os problemas hídricos do País como vem acontecendo em São Paulo e em outras regiões.”
Ele também ressaltou a discussão sobre o problema da mobilidade urbana, “que hoje é o grande problema dos grandes centros urbanos do País”. E o estudo da primeira infância: “Este envolve uma ação conjugada com a família, a escola e a sociedade. Desde a gestação da criança até os seis anos de idade”.
PortosLucio Vale também pretende discutir o chamado Arco Norte, que vai facilitar a saída de mercadorias, produtos e alimentos pelos portos da região Norte. "Precisamos conhecer os problemas e dizer para sociedade de quais são as soluções para o problema do escoamento da produção dos produtos do centro sul do País, Centro-Oeste, via Norte do País, que está muito mais próximo do mercado europeu, do mercado americano, do mercado asiático via canal Panamá, e desafogando os portos de Santos e de Paranaguá."
Parceria
O novo presidente do Cedes destacou a importância do colegiado: "Tem uma parceria fundamental com a consultoria técnica da Câmara. Essa parceria faz com que o centro tenha condição de prestar um serviço à população de estudos técnicos consultivos de propostas para poder ajudar o Brasil, acompanhar e fazer proposições legislativas e também fazer reinvindicações ao Poder Executivo para contribuir com soluções para o País."
O Cedes promove a interação entre parlamentares, universidades, centros de tecnologia e empresas com o objetivo de alavancar a exploração das potencialidades do País.
Composto por 11 membros, o Cedes é escolhido de acordo com a proporcionalidade partidária, o que dá espaço aos diversos pensamentos na Casa. O colegiado trabalha com o apoio dos consultores legislativos, que dão assessoramento técnico e viabilizam o contato com as principais entidades científicas e de pesquisa do Brasil e do exterior.

Fonte: Camara Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário