terça-feira, 15 de abril de 2014

Pelo segundo dia seguido chuva deixa Rio em estágio de atenção

Uma frente fria que está avançando lentamente sobre o estado do Rio de Janeiro traz muita chuva para a região. Os ventos também estão levando mais umidade do mar para o continente, o que vai deixar a terça-feira (15) chuvosa no Rio. A cidade amanheceu pelo segundo dia consecutivo em estágio de atenção. Nas últimas 24 horas choveu no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, mais do que o esperado para o mês de abril. Como mostrou o Bom Dia Rio, foram 202,8 mm e na Rocinha 132 mm.Segundo o meteorologista Pedro Jordan, a frente fria vai ganhar força no período da tarde e há previsão de chuva forte. Na quarta-feira (16), a chuva deve ser mais fraca e de forma isolada. Por volta das 7h20 chovia fraco em Santa Teresa, Copacabana, Jacarepaguá, Campo Grande, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, as regiões do litoral da cidade do Rio, mais precisamente a região da Zona Sul e algumas comunidades da Barra da Tijuca precisam de atenção por causa da chuva.

“Não está descartada a possibilidade do acionamento das sirenes. Os moradores das áreas de risco devem ficar atentos. Se for acionada a sirene, eles devem ir para um local seguro, para um ponto de apoio e aguardar as nossas orientações. A região do Alto da Boa Vista sempre tem uma ocorrência muito alta de chuva, mas a suscetibilidade do risco não é tão alta porque não é tão densamente ocupada, a vegetação é nativa e isso baixa bastante o risco, embora seja uma área que chova bastante”, informou Motta..

A temperatura máxima prevista para a Região Metropolitana é de 25ºC, para a Região Serrana de 20ºC e para a Região dos Lagos de 30ºC.

Aeroportos
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, não abriu para pousos nesta terça-feira (15) por causa da chuva que caia na cidade. As operações teriam início às 6h. Os voos que chegariam no terminal eram desviados para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. As decolagens eram feitas com o auxílio de instrumentos. Segundo informações da Infraero, às 8h15 os pousos e decolagens no Galeão também eram realizados com o auxílio de instrumentos.

Queda de árvore
No Leblon, na Zona Sul, a queda de uma árvore interditou o trânsito na Rua Almirante Guilhem. O lugar foi isolado e sinalizado pela prefeitura. Na Estrada do Itanhangá, na Barra da Tijuca, o vento forte derrubou uma árvore e parou o trânsito em um dos sentidos. Durante a madrugada, funcionários da Comlurb e da prefeitura serraram o tronco e retiraram parte da madeira para liberar a passagem dos carros.

Uma árvore caiu também na Estrada das Canoas, em São Conrado. Agentes da Cet-Rio estavam no local por volta das 7h para auxiliar os motoristas.

Chuva na Região Serrana
A segunda-feira foi um dia de muita chuva em Nova Friburgo, na Região Serrana. O Pico da Caledônia foram registrados quase 160 mm de chuva entre domingo e segunda. Dois rios da cidade, o Córrego Dantas e o Bengala, transbordaram. O Rio Cônego ficou em alerta máximo para transbordamento. Segundo a meteorologia, há previsão de chuva moderada a forte para qualquer hora do dia. As temperaturas ficarão entre 15ºC e 19ºC.

Em Petrópolis, os bairros Quitandinha e Independência, estão em estado de atenção. Nenhum chamado grave foi registrado. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quitandinha está em alerta para transbordamento.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário